Publicações de Turismo
Nova busca:        


SABER TURÍSTICO COMO COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: Considerações e Análise Propositiva
 
     SABER TURÍSTICO COMO COMPONENTE CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: Considerações e Análise Propositiva
     TOURISM KNOWLEDGE AS A CURRICULUM COMPONENT IN HIGH SCHOOL: CONSIDERATIONS AND PROPOSITIVE ANALYSIS
     


Autor(es):
Martins, Leylane Meneses
Sousa, Marcia Maria Bezerra de
Alexandre, Mauro Lemuel de Oliveira
Sousa, Cairo Cezar Braga de


Periódico: Revista Turismo & Cidades

Fonte: Revista Turismo & Cidades; v. 6, n. 13, jan./jun. 2024

Palavras-chave:
Currículo; Disciplina; Ensino médio; Saber turístico


Resumo: A compreensão do Turismo e sua relação com a Educação é fundamental diante das mudanças das Diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A partir do exposto surge a pergunta norteadora da investigação: Como os conceitos da atividade turística colaboram com a implementação da disciplina Turismo no componente curricular do novo ensino médio? O objetivo é verificar a inserção do Turismo como disciplina na educação do Brasil a partir da reformulação da BNCC. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo usando IRaMuTeq e questionários. A execução do software atesta que as palavras Teoria, Conceitos, Educação e Interdisciplinaridade do Turismo são mais utilizadas no corpus textual apresentado. Com base nas respostas das entrevistas, conclui-se que a inserção do Turismo como disciplina nas escolas brasileiras está em processo de aceitação, porém, é reconhecido não apenas como uma atividade econômica, mas como meio de instrução e educação, contribuindo para formação profissional.