Publicações de Turismo
Nova busca:        


A HOSPITALIDADE HOTELEIRA EM SALVADOR: a recepção ao turista internacional e de identidades estigmatizadas
 
     A HOSPITALIDADE HOTELEIRA EM SALVADOR: a recepção ao turista internacional e de identidades estigmatizadas
     HOTEL HOSPITALITY IN SALVADOR: reception for international tourists and those with stigmatized identities
     


Autor(es):
Sousa, Janine Santos de
Sá, Natália Silva Coimbra de
Brito, Carla Oliveira


Periódico: Revista Turismo & Cidades

Fonte: Revista Turismo & Cidades; v. 6, n. 13, jan./jun. 2024

Palavras-chave:
Recepção; coronavírus; identidades; turista; xenofobia


Resumo: Esta pesquisa buscou identificar e compreender sobre a retomada do turismo pós-pandemia através do atendimento ao turista internacional no Bahiacafé Hotel, localizado em Salvador-BA, entre janeiro e abril de 2022. O percurso metodológico se deu através da observação em campo, revisão sistemática de bibliografia e aplicação de questionário, com 24 perguntas. Os resultados da pesquisa demonstraram que as identidades culpabilizadas pela disseminação do coronavírus não foram oriundas das maiores regiões de contaminação da doença, já eram marginalizadas pela comunidade internacional antes da pandemia e indica que a recepção turística deve assumir o papel principal para o desenvolvimento do setor, seja para garantir o bem-estar do visitante e favorecer seu possível retorno; seja para reduzir os danos causados pela xenofobia através do acolhimento de qualidade. Assim, se vê como necessárias reflexões sobre o sistema atual de atendimento ao turista e uma formação mais humanizada dos novos profissionais do setor hoteleiro.