Publicações de Turismo
Nova busca:        


Paisagismo produtivo CERES: um projeto que promove a Educação Ambiental
 
     Paisagismo produtivo CERES: um projeto que promove a Educação Ambiental
     PProductive landscaping CERES: a project that promotes Environmental Education
     


Autor(es):
Daltrozo, Jenifer Godoy
Stein, Marcia de Morais
Nogueira, Matheus Lemos
Kuester, Patrícia
Sattler, Miguel Aloysio


Periódico: Revista Brasileira de Ecoturismo

Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 17 n. 2 (2024): maio-julho/2024

Palavras-chave:
Sustentabilidade; Permacultura; Linguagem de padrões


Resumo: Devido às alterações ambientais crescentemente ocorrentes no planeta, a consideração da influência do comportamento humano decorrente de seu modo atual de viver, passa a constituir assunto fundamental a ser analisado. Neste sentido, nasce a ideia da criação do Centro de Estudos Regenerativos e Sustentabilidade (CERES), focado no desenvolvimento de pesquisas e na Educação Ambiental. A pesquisa tem o objetivo de analisar o entorno de uma edificação, concebida para ser implementada, cujo projeto foi orientado, tanto por princípios associados à permacultura, de Mollison e Holmgren (1983), como pela linguagem de padrões, de Alexander et al. (1977). Foram elencados neste trabalho os itens presentes no entorno do edifício, assim como aqueles associados à sua arquitetura, a partir de um embasamento teórico fundamentado em “ética, ação e design”, que possibilite destacar a sua relevância na difusão do ensino de questões ambientais.