Publicações de Turismo
Nova busca:        


Final Round: Análise de Componentes Aplicada a Atributos de Videogames de Nona Geração
 
     Final Round: Análise de Componentes Aplicada a Atributos de Videogames de Nona Geração
     
     


Autor(es):
Nascimento, Mario do Amaral


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 9 n. 1 (2024): v.9, n.1, 2024

Palavras-chave:
videogames; atributos; análise de componentes; gamer; jogos


Resumo: Objetivo: O objetivo desse artigo é descobrir quais grupos de atributos existentes em um videogame de nona geração e quais os mais relevantes destes.   Método: Para isso realizou-se uma survey, com o uso de questionário em escala likert distribuídos nos principais grupos gamers do Facebook, obtendo 404 respondentes e 39 atributos. Para consolidar os atributos foi utilizada a análise de componentes e a técnica de Top Two Box e para verificar o grupo mais relevante.   Originalidade/Relevância: Há uma lacuna considerável de conhecimento no assunto, a situação se agrava em termos mercadológicos, pois a maioria dos trabalhos são relacionado a Saúde e Educação.   Resultados: Obteve-se 5 grupos de atributos que consolidam os 39 atributos citados. Estes são Preço e Consistência; Alto Rendimento; Jogos e Marca; Serviço e Social; e Aparência, Controle e Inovação. Deste o mais relevante declarado pelo consumidor brasileiro foi o primeiro, Preço e Consistência.   Contribuições teóricas/metodológicas: Realizar uma análise de componentes em uma lista longa de atributos de um produto é especialmente interessante pois ajuda na identificação dos mais importantes e direciona esforços para estudos posteriores.