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A PRODUÇÃO DO CIBERESPAÇO E O TURISMO: REFLEXOS DO IDEÁRIO NEOLIBERAL A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE MEMES DO INSTAGRAM
 
     A PRODUÇÃO DO CIBERESPAÇO E O TURISMO: REFLEXOS DO IDEÁRIO NEOLIBERAL A PARTIR DE UMA ANÁLISE DE MEMES DO INSTAGRAM
     THE PRODUCTION OF CYBERSPACE AND TOURISM: REFLECTIONS OF NEOLIBERAL IDEOLOGY THROUGH AN ANALYSIS OF INSTAGRAM MEMES
     LA PRODUCCIÓN DEL CIBERESPACIO Y EL TURISMO: REFLEJOS DE LA IDEOLOGÍA NEOLIBERAL A TRAVÉS DE UN ANÁLISIS DE MEMES DE INSTAGRAM


Autor(es):
Silva Rezende dos Santos, Nilma


Periódico: Marketing & Tourism Review

Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 9 n. 1 (2024): v.9, n.1, 2024

Palavras-chave:
Memes de Turismo, Ciberespaço, Neoliberalismo, Subjetividade, Trabalho.


Resumo: Considerando a crescente relevância do ciberespaço e das práticas sociais na internet, o propósito deste estudo é examinar memes no Instagram relacionados à temática de trabalho e viagem, destacando a maneira como contribuem para a produção do ciberespaço e sua capacidade de refletir uma subjetividade neoliberal emergente. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo com 65 memes do Instagram, com base em discussões socioespaciais, que resultaram em 6 categorias temáticas atribuídas: Crítica Social / Empresarial; Desejo de viajar; Escassez financeira; Insatisfação e/ ou sofrimento no trabalho; Satisfação e/ ou conformação no trabalho e Viagem e escapismo do cotidiano. Dentre os principais achados, destacaram-se a importância dos memes dentro do cenário de influências culturais, formação de identidades e participação política, além da pertinência de se considerar esse tipo de linguagem em suas expressões sobre o turismo e articulação com os estudos acerca da produção do espaço para aprofundamento das reflexões a respeito dos efeitos de uma racionalidade neoliberal. Além disso, por meio dos memes, destacaram-se relatos de sofrimento nas relações de trabalho, romantização das viagens perante a insatisfação com o cotidiano, frustrações com a falta de recursos financeiros, hostilidades no ambiente de trabalho, além de desafios no avanço dessas reflexões perante a obscuridade das lógicas algorítmicas das redes. Como resultado central, identificou-se que o estudo de memes na expressão de imaginários turísticos dentro das categorias analisadas configura um ponto de partida importante para a realização de futuras investigações sobre este tema.