Resumo: (O veganismo é um movimento social que busca o fim da exploração animal e abarca práticas individuais e coletivas para alcançar esse propósito nos âmbitos social, ambiental, econômico e político. Tais práticas atingem principalmente o mercado alimentício, mas se estendem para demais setores econômicos, como o mercado turístico. Portanto, o presente estudo tem como objetivo avaliar as adaptações pertinentes ao nicho vegano inseridas nesse mercado. O percurso metodológico compreendeu um estudo exploratório de abordagem qualitativa com utilização dos métodos análise de conteúdo virtual e entrevistas semiestruturadas. Sobre a análise de conteúdo virtual, foram pesquisadas avaliações com menção aos termos “vegano/a” na plataforma TripAdvisor para encontrar agências de viagens e meios de hospedagens especializados nesse serviço nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A partir do resultado desse mapeamento e após análise de suas redes sociais, determinados empreendimentos tiveram seus representantes convidados para participar de entrevistas sobre os serviços para o público vegano. A análise de conteúdo das entrevistas foi realizada a partir das seguintes categorias: gastronomia; sustentabilidade; experiências; hospitalidade. Entre os resultados da pesquisa, evidenciou-se um crescimento na oferta de produtos turísticos adequados ao público vegano, e como os empreendimentos vêm buscando práticas cada vez mais orientadas a questões socioambientais, para atrair não somente veganos, mas consumidores conscientes. Esta pesquisa contribuiu para o entendimento sobre como o veganismo vem transformando o mercado turístico e para a consolidação de uma síntese de indicadores de gestão para os empreendimentos que desejam participar do nicho de viagens veganas.