Publicações de Turismo
Nova busca:        


As mídias sociais sob à ótica das agências de turismo de Florianópolis-SC
 
     As mídias sociais sob à ótica das agências de turismo de Florianópolis-SC
     
     


Autor(es):
Santos, Évelin Silveira de Vargas
Valer, Salete


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 34 (2023): fluxo contínuo de publicação; 186-203

Palavras-chave:
Internet; Mídias sociais; Agências de turismo


Resumo: Um dos mecanismos presentes na comunicação que pode criar conexões e influenciar potenciais clientes das empresas no ambiente virtual são as mídias sociais. Esta pesquisa tem o objetivo investigar se as agências de turismo de Florianópolis-SC fazem uso das mídias sociais Instagram e Website para divulgar seus serviços. O método de procedimento é o qualitativo, tendo como modalidade principal o estudo de caso. O local da pesquisa são agências de turismo e as variáveis para investigar as agências foram: a) formas de contato disponibilizadas pelas empresas: website, Instagram, somente telefone e sem contato;  b) uso da mídia social Instagram e quantidade de seguidores. Os resultados apontaram que há 281 agências de turismo em Florianópolis-SC, sendo que, no Instagram existem 156 com perfil nesta mídia e as que possuem um website são 121, e 104 com perfis em ambas as mídias, porém a grande maioria não utiliza essas mídias de forma estratégica para construir relacionamento e captar mais clientes.  Conclui-se que essa lacuna pode ser devido à falta de qualificação dos gestores em relação às potencialidades comunicativas de cada mídia estudada.