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Gestão de Pessoas na Hotelaria: práticas e estratégia na dinâmica de um empreendimento da cidade do Natal/RN
 
     Gestão de Pessoas na Hotelaria: práticas e estratégia na dinâmica de um empreendimento da cidade do Natal/RN
     
     


Autor(es):
Virginio, Darlyne Fontes
Barros, Alice Emanuele de Almeida
Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 33 n. 3 (2022): Setembro-Dezembro; 23-44

Palavras-chave:
Gestão de Pessoas; Estratégia; Práticas; Hotelaria; Natal/RN


Resumo: Os meios de hospedagem são essenciais para o turismo e a Gestão Estratégica de Pessoas (GEP) emerge como um diferencial competitivo para as organizações do setor. Assim, o objetivo do presente estudo foi identificar quais as melhores práticas de gestão de pessoas de um meio de hospedagem localizado em Natal/RN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com abordagem descritivo-exploratória, que envolveu levantamento bibliográfico e documental e uma pesquisa de campo por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores dos níveis estratégico e tático do empreendimento investigado. Para subsidiar a coleta, utilizou-se um instrumento com mais de 40 questões arroladas em 13 categorias, após a coleta dos dados, procedeu-se com a técnica de análise de conteúdo. Como resultados, a GEP gera benefícios estratégicos relevantes para o empreendimento hoteleiro por meio da adoção de boas práticas que, alinhadas com a estratégia, os valores e os objetivos do empreendimento elevam o clima e a cultura organizacional, refletindo também nos resultados financeiros do negócio. Contudo, o entrelaçamento estratégico com o setor de gestão de pessoas é determinante para toda essa conjuntura. Dentre as melhores práticas de GEP identificadas no hotel estudado, destacam-se: ações de cunho social e ambiental; organograma bem definido; treinamento e educação; programa de desenvolvimento de líderes, entre outros. Conclui-se que ao apresentar as melhores práticas de gestão de pessoas na hotelaria local, alinhadas ao pensamento estratégico da organização é importante investigar e implementar uma GEP nos negócios turísticos, de modo a se adaptar continuamente aos desafios contemporâneos e aos anseios do consumidor.