Publicações de Turismo
Nova busca:        


Marketing digital e enoturismo: qualidade dos websites de vinícolas da Serra Gaúcha, Brasil
 
     Marketing digital e enoturismo: qualidade dos websites de vinícolas da Serra Gaúcha, Brasil
     Digital marketing and wine tourism: quality of websites of wineries at Serra Gaúcha
     Marketing digital y turismo del vino: calidad de los sítios web de bodegas em Serra Gaúcha, Brasil


Autor(es):
Tonini, Hernanda
Lavandoski, Joice


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 26 (2024)

Palavras-chave:
Enoturismo; Marketing digital; Vinícola; Matriz de avaliação; Website


Resumo: Ferramentas de marketing que tem como base recursos digitais tem se caracterizado como estratégias fundamentais para divulgação e promoção de empresas turísticas, o que inclui as vinícolas que atuam com turismo. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a qualidade dos websites de vinícolas do município de Bento Gonçalves (Serra Gaúcha, Brasil), por meio da aplicação da matriz AWE-V (Análise de Websites Enoturísticos - Vinícolas). A pesquisa é de caráter exploratório e descritivo, de natureza quantitativa, tendo como amostra 37 vinícolas. Os principais resultados mostram que os aspectos técnicos dos websites recebem maior atenção, enquanto categorias como “serviços” e “vinícola”, envolvendo a possibilidade de compra de produtos e experiências, além de dados relevantes sobre a empresa, ainda são elementos que merecem maior atenção por parte de algumas vinícolas. Analisando a pontuação de cada uma das vinícolas, quatro websites alcançaram 50 ou mais pontos (sendo que a matriz tem pontuação máxima de 72 pontos). Conclui-se com a pesquisa que a maioria dos websites das vinícolas analisadas atendem aos preceitos básicos para um website ser considerado de qualidade, no entanto, cabe ressaltar que atributos relacionados às experiências enoturísticas e aos recursos que a vinícola oferece poderiam ser melhor explorados nos websites.