Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 26 (2024); e19227
Palavras-chave:
Resumo: Este artigo teve como objetivo validar empiricamente um modelo de mensuração multidimensional da Imagem de Destino Baseado na Natureza - IDBN, incluindo os componentes cognitivo, afetivo e conativo, presentes no construto das variáveis testadas por Chaves e Anjos, (2022). A validação do modelo de mensuração do IDBN contou com uma amostra não probabilística baseada em cotas composta por 592 turistas internacionais que visitaram o destino Amazônia Legal. Os resultados apontaram que o IDBN pode ser medido por um construto tridimensional de 3ª Ordem, onde os componentes da imagem apresentaram influência positiva na formação da imagem global, sendo o componente afetivo de maior influência, seguido pelo cognitivo e conativo, apresentando validade convergente e discriminante. O estudo contribui para as discussões teóricas sobre a IDBN, oferecendo uma escala multidimensional com propriedade psicométrica confiável e validada com 57 variáveis, assuntos escassos na literatura científica, bem como, nas estratégias de marketing de instituições públicas e privadas.