Publicações de Turismo
Nova busca:        


Gestão de riscos e inovação na pandemia: um estudo de casos múltiplos em agências de viagens de Natal
 
     Gestão de riscos e inovação na pandemia: um estudo de casos múltiplos em agências de viagens de Natal
     Risk Management and Innovation during the Pandemic: A Multiple Case Study of Travel Agencies in Natal
     Gestión de Riesgos e Innovación durante la Pandemia: Un Estudio de Casos Múltiples en Agencias de Viajes de Natal


Autor(es):
Macedo, Raquel Fernandes de
Alexandre Gomes Galvão


Periódico: Ateliê do Turismo

Fonte: Ateliê do Turismo; v. 8 n. 1 (2024): jan-dez; 281 - 305

Palavras-chave:
Pandemia; Covid-19; Gestão de riscos; Inovação; Agencias de Viagens


Resumo: A pandemia de Covid-19 que se difundiu pelo mundo impactando também a atividade turística, e consequentemente as empresas de turismo, tais como as agências de viagens. Mediante esse contexto, os gestores das agências tiveram que se adequar à nova situação, inovando para permanecer no mercado e utilizando a gestão de riscos para gerir essas empresas de turismo. Nesse sentido, o objetivo geral do presente trabalho é investigar o processo de inovação das agências de viagens de Natal para se adequarem aos riscos durante a pandemia de Covid-19. No que se refere aos procedimentos metodológicos a pesquisa foi do tipo descritivo-exploratório quanto aos objetivos, com abordagem qualitativa. Sendo assim, realizou-se estudo de casos múltiplos com cinco agências de viagens, com a coleta de dados realizada entre 13 e 23 de dezembro de 2021, e posterior tratamento de dados com o método de co-ocorrência. Os resultados do estudo apontaram que com o advento da pandemia de Covid-19 as agências de viagens precisaram se adequar através de mecanismos de inovação, tendo um impulso no investimento das vendas online e do marketing por meio das redes sociais como o Instagram. Também passaram a priorizar roteiros nacionais e nordestinos, como Ceará, Alagoas, Paraíba e Recife, posto que para a ocasião ficava difícil atuar com enfoque no mercado de turismo internacional. Salienta-se que nesse período estavam sendo adotados os protocolos de higiene para realização dos passeios. Conclui-se que esse estudo contribuiu para expor o olhar dos gestores das agências de viagens sobre as mudanças as quais tiveram que efetuar em decorrência da pandemia de Covid-19, utilizando meios de inovar seus negócios para continuar atuando no mercado.