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Centros de recepção ao turista como vetores de hospitalidade e competitividade turística.
 
     Centros de recepção ao turista como vetores de hospitalidade e competitividade turística.
     Tourist reception centers as vectors of hospitality and tourist competitiveness
     Centros de recepción turística como vectores de hospitalidad y competitividad turística


Autor(es):
Sampaio, Eliane Avelina de Azevedo
Santos, Cristiane Alcântara de Jesus


Periódico: Ateliê do Turismo

Fonte: Ateliê do Turismo; v. 8 n. 1 (2024): jan-dez; 163 - 190

Palavras-chave:
informação turística;; hospitalidade;; centros de recepção;; turismo em Aracaju.


Resumo: A qualidade da informação é um elemento significativo da atividade turística e têm um papel essencial na promoção do destino, visto que pode ser um indutor na escolha de uma viagem por parte do turista. Este artigo apresenta as questões teóricas relacionadas a importância dos equipamentos de recepção ao turista enquanto meio efetivo de comunicação, divulgação e promoção do destino. Centra-se, enquanto estudo empírico, na cidade de Aracaju, capital do estado de Sergipe, tendo por objetivo realizar uma análise perceptiva dos locais de recepção que estão atualmente disponíveis. Metodologicamente é uma pesquisa de natureza aplicada, através de estudo de caso com abordagem ao problema realizada de modo exploratório. Quanto aos procedimentos técnicos, realizou-se pesquisa bibliográfica a fim de desenvolver o aporte teórico; observação sistemática não-participante e entrevista semiestruturada com os atendentes dos postos de informação turística, com o objetivo de analisar estes equipamentos a partir de variáveis atribuídas ao contexto da hospitalidade, categorizados entre: produto essencial, produto facilitador, produto de suporte e produto ampliado. Os resultados obtidos demonstram que a capital Aracaju dispõe de espaços pouco receptivos, com carência de infraestrutura e, sobretudo, de aportes tecnológicos, o que os torna pouco estratégicos em termos de competitividade turística.