Publicações de Turismo
Nova busca:        


Utilização das hashtags na promoção turística: uma análise do uso da #ondeiremfortaleza através do empreendimento colosso fortaleza
 
     Utilização das hashtags na promoção turística: uma análise do uso da #ondeiremfortaleza através do empreendimento colosso fortaleza
     
     


Autor(es):
Mafra, Kennedy Kaufummam Costa
Cavalcante, Islaine Cristiane Oliveira Gonçalves da Silva


Periódico: Ateliê do Turismo

Fonte: Ateliê do Turismo; v. 8 n. 1 (2024): jan-dez; 255 - 280

Palavras-chave:
Promoção; Turismo; Hashtags; Instagram


Resumo: A comunicação é empregada em várias áreas do conhecimento, especialmente no turismo, para expressar aspectos verbais e não verbais. No marketing, ela desempenha um papel fundamental na promoção dos destinos turísticos em redes sociais. É por meio das redes sociais que as empresas expõem seus produtos e serviços a mais pessoas, rompendo a barreira geográfica que antes existia. Nesse contexto, este estudo teve como objetivo analisar o impacto da hashtag #ondeiremfortaleza, usada nas imagens publicadas na página do Instagram @colosso.fortaleza, no processo para a escolha de Fortaleza/Ceará (CE) como destino turístico. A metodologia adotada segue uma abordagem interpretativa, com uma amostragem intencional, baseada na análise de conteúdo (Bardin, 1977). Os resultados desta pesquisa evidenciam a importância do uso de hashtags na promoção de um destino, ampliando sua visibilidade e despertando o interesse de potenciais visitantes. Isso, por conseguinte, aumenta o fluxo turístico no local. Conclui-se que o uso de hashtags na promoção de destinos possui relevância significativa para obter visualizações de potenciais turistas que pensam em visitar o destino.