Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 14 n. 1 (2024): Volume 14, Número 1, Ano 2024; 1-26
Palavras-chave:
Sustentabilidade; Imagem do Destino; Turismo Internacional; Rio de Janeiro; Turismo; Negócios Internacionais
Resumo: Motivado pela evolução das discussões sobre desenvolvimento sustentável no mundo, este trabalho tem como objetivo analisar como a cidade do Rio de Janeiro, principal porta de entrada do turismo no Brasil, é vista entre turistas internacionais, de forma a se verificar como o quesito sustentabilidade pode ser um fator influenciador na escolha por um destino internacional. Com o auxílio de um questionário online que reuniu 148 respostas entre os meses de novembro e dezembro de 2022, neste estudo de caso foi possível verificar que apesar da cidade do Rio de Janeiro ser considerada como opção de viagem pela maioria dos respondentes, ações locais como a Agenda Rio 2030 que visam promover a sustentabilidade de seus espaços urbanos, ainda são pouco conhecidas frente ao público internacional, merecendo assim maior atenção por parte dos órgãos competentes. Com isso, os resultados desse trabalho pretendem contribuir para áreas como negócios internacionais e turismo, sobretudo no que tange ao entendimento de como ações de sustentabilidade locais podem influenciar na promoção internacional da imagem dos destinos de cidades globais, e com isso alavancar sua indústria de turismo e hospitalidade.