Resumo: Neste estudo, para determinar o potencial do turismo gastronómico do distrito de Beykoz, localizado na província de Istambul, pretendeu-se determinar os pontos fortes-fracos e as oportunidades-ameaças do distrito em termos de turismo gastronómico através da análise SWOT. A amostra do estudo consiste em 28 gestores de negócios e empresas que participaram voluntariamente no estudo entre as empresas de turismo que operam no distrito de Beykoz, em Istambul, sendo a população do estudo o tal de empresas de turismo que operam neste contexto. No estudo foi utilizada a técnica de entrevista, um dos métodos de coleta de dados qualitativos, e a análise de conteúdo foi aplicada aos dados obtidos. Quando se examinam os resultados obtidos no estudo, verifica-se que o ponto forte do distrito é a sua localização geográfica, o seu ponto fraco é a falta de promoção, publicidade e estrutura sociocultural, a sua maior oportunidade é ter costas ligadas ao Mar de Mármara e ao Mar Negro e está localizado no Bósforo, e a ameaça é que os investidores da região não tenham conseguido adotar o conceito de turismo gastronómico. Para estudos futuros, pesquisas podem ser feitas com base nos dados SWOT obtidos no estudo, sendo recomendados estudos especialmente para produtos locais, indígenas e produtos com potencial de indicação geográfica regional. Pensa-se que à medida que aumenta o número de tais estudos, pode ser criado um elemento de atração na região e uma imagem do destino pode ser criada.