Publicações de Turismo
Nova busca:        


Avaliação do potencial do turismo gastronômico do distrito de Beykoz por análise SWOT
 
     Avaliação do potencial do turismo gastronômico do distrito de Beykoz por análise SWOT
     Evaluation of the gastronomy tourism potential of Beykoz district by SWOT analysis
     Evaluación del potencial del turismo gastronómico en el distrito de Beykoz mediante análisis FODA


Autor(es):
Teyin, Görkem


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, Vol. 14, Regular Issue (2024)

Palavras-chave:
Turismo; Gastronomia; Turismo gastronomico; Beykoz; Istambul


Resumo: Neste estudo, para determinar o potencial do turismo gastronómico do distrito de Beykoz, localizado na província de Istambul, pretendeu-se determinar os pontos fortes-fracos e as oportunidades-ameaças do distrito em termos de turismo gastronómico através da análise SWOT. A amostra do estudo consiste em 28 gestores de negócios e empresas que participaram voluntariamente no estudo entre as empresas de turismo que operam no distrito de Beykoz, em Istambul, sendo a população do estudo o tal de empresas de turismo que operam neste contexto. No estudo foi utilizada a técnica de entrevista, um dos métodos de coleta de dados qualitativos, e a análise de conteúdo foi aplicada aos dados obtidos. Quando se examinam os resultados obtidos no estudo, verifica-se que o ponto forte do distrito é a sua localização geográfica, o seu ponto fraco é a falta de promoção, publicidade e estrutura sociocultural, a sua maior oportunidade é ter costas ligadas ao Mar de Mármara e ao Mar Negro e está localizado no Bósforo, e a ameaça é que os investidores da região não tenham conseguido adotar o conceito de turismo gastronómico. Para estudos futuros, pesquisas podem ser feitas com base nos dados SWOT obtidos no estudo, sendo recomendados estudos especialmente para produtos locais, indígenas e produtos com potencial de indicação geográfica regional. Pensa-se que à medida que aumenta o número de tais estudos, pode ser criado um elemento de atração na região e uma imagem do destino pode ser criada.