Periódico: Revista Brasileira dos Observatórios de Turismo
Fonte: REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT; v. 2 n. 2 (2023): Tic’s no turismo e outros temas; 143-163
Palavras-chave:
Turismo. Tecnologia da Informação e Comunicação. Inovação. Cursos Superiores. Empresas Turísticas.
Resumo: O turismo vem se adaptando às mudanças provocadas pela tecnologia e inovação. Assim, é importante entender como essas transformações se convertem em conteúdo dentro dos cursos superiores de turismo e como afetam as empresas turísticas. O estudo tem como objetivo identificar se existe uma lacuna no ensino da tecnologia, e como afetaria os setores de inovação e tecnologia nas empresas turísticas de Curitiba. Metodologicamente foram utilizadas pesquisas bibliográficas, documentais e questionários. Como principais resultados da academia foram identificadas catorze universidades com cursos de graduação em turismo no Paraná, e apenas nove ofertando disciplinas relacionadas às TICs. Percebeu-se que há cursos de turismo que não ofertam conteúdos voltados à tecnologia na qual o mercado necessita para suas atividades, o que reflete no modo como a inovação dentro das empresas é trabalhada.