Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo
Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. II, No. 3 (2007)
Palavras-chave:
Resumo: A fotografia e o turismo são duas vertentes intrinsecamente ligadas nos seus respectivos campos de atuação, mas que ainda são precariamente manipuladas pelos profissionais do ramo. O objetivo deste artigo direciona-se para uma aproximação funcional da arte fotográfica com a objetividade científica no intuito de corroborar a utilização da fotografia como uma ferramenta de trabalho para o gestor de turismo. Desta forma, foi realizada uma pesquisa com os profissionais de turismo na busca de encontrar instrumentalidade para a fotografia no turismo, materializada a pesquisa com procedimentos quali-quanti sendo dividido em quatro etapas: pesquisa bibliográfica, entrevistas, método Delphi e comparações. Pelo fato de possuir abordagens teóricas de caráter multidisciplinar, desde a preocupação com o significado, até com os aspectos físicos e tecnológicos a fotografia torna-se um instrumento comprobatório e de análise de uma gama de segmentos técnicos, científicos e informacionais. No turismo foram encontradas diversas formas de utilização, como segmentação de mercado; elemento educacional; manifestação artística; mecanismos de marketing; pesquisa de campo; preservação da memória; ferramenta de planejamento; e monitoramento das atividades e processos que podem ser trabalhadas pelos profissionais da área.