Fonte: Revista Turismo & Cidades; v. 5, n. 12, jul./dez. 2023
Palavras-chave:
Turismo Inclusivo; Acessibilidade Comunicacional;; Sinalização Turística; Pessoas com Deficiência
Resumo: Para que o turismo seja inclusivo, é necessário que exista acessibilidade. Essa acessibilidade pode ser representada pelos aspectos arquitetônicos, instrumentais, atitudinais, comunicacionais, entre outros. Nesse contexto, este artigo aborda a sinalização turística adaptada para pessoas com deficiência como parte importante da promoção da acessibilidade comunicacional em um destino. Assim, estabeleceu-se como objetivo geral compreender as adaptações necessárias na sinalização turística para o turista com deficiência, sob a perspectiva das pessoas com deficiência. Através de uma pesquisa exploratória, bibliográfica, de abordagem qualitativa, foram realizadas entrevistas com pessoas com deficiência (auditiva e motora). Os resultados demonstram que a sinalização turística não é compreendida por todos, principalmente os que realizam apenas viagens curtas. Apesar de sua importância comunicacional, não foi essa acessibilidade a mais apontada pelos turistas com deficiência, mas sim a acessibilidade atitudinal, considerada como a principal demanda do segmento.