Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo
Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. V, No. 3 (2010)
Palavras-chave:
Resumo: Os impactos positivos e negativos que o turismo residencial pode provocar no âmbito do
desenvolvimento local e regional têm sido muito enfatizados no discurso político e acadêmico,
suscitando por vezes grandes expectativas para os destinos que têm vocação para esse
tipo de turismo. No presente artigo, discute-se o conceito de marketing de destinos turísticos,
bem como sua função e seu potencial para o planeamento e a gestão eficaz e sustentável de
um destino, com particular ênfase dada à especificidade das segundas residências em meio
rural. Particularmente nas áreas rurais mais frágeis, sensíveis a actividades turísticas, deve-se
ter uma especial atenção visando a um desenvolvimento turístico sustentável, bem planeado
e integrador das necessidades da população local, dos agentes económicos e de todos os
actores do destino, bem como dos recursos principais que constituem o seu atractivo mais
forte e diferenciador e merecem preservação.