Fonte: Ateliê do Turismo; v. 7 n. 2 (2023): jul - dez; 153 - 174
Palavras-chave:
Autenticidade; Motivação; Experiências de Turismo; Safari Humano; Mineração de Texto
Resumo: O turismo de favela é um segmento polêmico no campo do estudo do turismo. Como turismo alternativo, desenvolve progressivamente tendências em relação aos interesses individuais e especiais. Esse trabalho pretende identificar esse tipo de turismo como autêntico e, se essa autenticidade é a motivação para a experiência de visitação. Como objeto de pesquisa elegeu-se a Favela da Rocinha. Para atingir os objetivos, utilizou-se da análise de conteúdo de comentários realizados por turistas que vivenciaram esse atrativo, formando um corpus de 17.122 palavras contidas nos 261 comentários deixados por usuários dos passeios no período de 2010 a 2021 no TripAdvisor. O software VOSviewer fez a mineração de texto para identificação de padrões. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa. Como resultado, foram identificados três clusters: “atrativos”, “oportunidade” e “passeio”, respectivamente ligados aos construtos “motivação”, “autenticidade” e “experiência turística”. Consequentemente, foi proposto um modelo conceitual que facilitará a visualização do estudo, com a confirmação das proposições. Com o estudo foi possível observar que a busca pelo autêntico é um fator motivador para visitar a Favela da Rocinha, sendo esse fator “autêntico” atrelado à motivação cultural e interpessoal, ou seja, o turista quer conhecer o diferente, aquilo que não faz parte do seu cotidiano, em especial no âmbito de atividades paisagísticas e isso se torna um fator motivador da experiência turística.