Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 13 n. 2 (2023): Volume 13, Número 2, Ano 2023; 173-194
Palavras-chave:
Campo Grande – MS; Turismo; Marketing institucional e Slogans; Imagem urbana; Imagem urbana turística
Resumo: Resumo: O presente estudo objetiva confrontar o marketing turístico divulgado nos materiais promocionais de Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso do Sul, Brasil, elaborados pelo poder público na esfera municipal e a realidade urbana da cidade. Foi utilizado o método dedutivo e observacional, a partir de referencial bibliográfico relacionado a espaço, turismo e marketing institucional, além de prospectos (folders) turísticos, tendo como intenção identificar qual imagem turística tem sido construída para essa cidade ao longo dos últimos anos no intuito de fomentar a atividade turística nesta capital. Tal estudo de caso possibilitou constatar mudanças de slogans no marketing turístico em decorrência da descontinuidade das políticas públicas inerentes e o uso de alguns indicadores culturais ou naturais não característicos de Campo Grande. A coleta de dados demandou utilizar como base os materiais publicitários institucionais elaborados no período de 1998 até a atualidade. Os resultados indicaram a necessidade de se discutir sobre a criação de uma imagem turística para Campo Grande mais alinhada à sua realidade urbana.
Palavras-chave: Campo Grande – MS; Turismo; Marketing institucional e Slogans; Imagem urbana.