Cozinha Cazaque; Satisfação do turista; Qualidade do serviço; Turismo gastronômico
Resumo: O principal objetivo desta pesquisa é determinar os níveis de satisfação dos turistas estrangeiros que visitam o Cazaquistão em relação à culinária local. Além disso, a determinação dos motivos da visita dos turistas, intenções comportamentais. O universo do estudo consiste em turistas estrangeiros que visitam a cidade de Almaty e experimentam comidas e bebidas cazaques únicas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas face a face utilizando a técnica de questionário. Foram analisadas as avaliações de turistas estrangeiros decorrentes de suas experiências de comer e beber no Cazaquistão, agrupadas em sete dimensões: alimentos locais, qualidade do pessoal, qualidade das instalações, cultura culinária, efeito da visita, cardápio e de preço. Determinou-se que havia diferenças significativas de acordo com as variáveis sexo, frequência da visita, objetivo da visita, nacionalidade e idade quanto à satisfação dos turistas com a gastronomia local. Pode-se dizer que o nível de satisfação dos turistas com os alimentos e bebidas locais que experimentam no Cazaquistão é elevado. Existe uma relação positiva entre as dimensões da satisfação do turista (comida local, qualidade das instalações, efeito da visita e satisfação do preço) e a frequência dos turistas que visitam o Cazaquistão. Concluiu-se que os turistas que visitam por motivos de lazer dão mais importância à qualidade do pessoal, à qualidade das instalações e ao preço.