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como a autoestima baseada na organização desempenha na intenção de luar e no desempenho contextual nas empresas turísticas?
 
     como a autoestima baseada na organização desempenha na intenção de luar e no desempenho contextual nas empresas turísticas?
     How does organization based self-esteem play a role in affecting moonlighting intention and contextual performance in the tourism enterprises?
     ¿Cómo la autoestima basada en la organización juega un papel en la intención de luminosidad y el desempeño contextual en las empresas turísticas?


Autor(es):
Akbaba, Melda
Aydin, Melih


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos; ABET, Vol. 13, Regular Issue (2023)

Palavras-chave:
Auto-estima baseada na organização; Intenção de trabalho clandestino; Desempenho contextual; Indústria do turismo


Resumo: Nesta pesquisa, pretende-se determinar o efeito da auto-estima baseada na organização na intenção de trabalho clandestino e no desempenho contextual em empreendimentos turísticos e examinar a diferenciação das variáveis de pesquisa em termos de fatores demográficos. Para o efeito, foi aplicado um questionário a 397 colaboradores de empreendimentos turísticos. As análises foram realizadas por meio de dados obtidos a partir de questionários. O resultado da análise mostrou que a intenção de trabalho clandestino e o desempenho contextual dos funcionários podem ser explicados significativamente pela autoestima baseada na organização. Foi determinado que um aumento de uma unidade na auto-estima baseada na organização resultou em uma diminuição na intenção de fazer bico e um aumento no desempenho contextual. No entanto, concluiu-se que existe uma relação negativa muito fraca entre a autoestima baseada na organização e a intenção de trabalho clandestino dos funcionários, e uma relação positiva muito alta entre seus desempenhos contextuais. De acordo com as análises, foi determinado que havia diferenças significativas entre algumas das variáveis demográficas dos participantes e sua auto-estima baseada na organização, intenção de fazer bico e desempenho contextual.