Publicações de Turismo
Nova busca:        


Estudo do processo de decisão de compra adotado pelos turistas na compra dos serviços de hospedagem ofertados pelas pousadas de Paraty-RJ
 
     Estudo do processo de decisão de compra adotado pelos turistas na compra dos serviços de hospedagem ofertados pelas pousadas de Paraty-RJ
     
     


Autor(es):
Filho, Jarbas Raimundo do Prado
Neto, Odilon José de Oliveira
Silva, Marli Auxiliadora da
Maia, Leonardo Caixeta de Castro
Prado, Rejane Alexandrina Domingues Pereira do


Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo

Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. VI, No. 3 (2011)

Palavras-chave:


Resumo: Neste estudo, de natureza exploratória e descritiva, analisou-se o processo de decisão de compra adotado por turistas na aquisição de serviços de hospedagem ofertados por pousadas de Paraty-RJ, concentrando-se no processo de decisão de compra e suas etapas: reconhecimento do problema, busca por informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e avaliação pós-compra. Como instrumento para coleta de dados, aplicou-se questionário a 124 turistas. Analisaram-se os dados, usando o software SPSS por meio de frequência e cruzamento de variáveis (crosstabs). Verificou-se que as variáveis — comodidade, grupos de referência, higiene e amigos — caracterizam as etapas do processo de decisão de compra relativas ao reconhecimento de necessidade, busca de informações, avaliação de alternativas e decisão de compra, respectivamente. Em relação à pós-compra, o conceito ótimo prevaleceu sobre os demais. No perfil do consumidor, sobressaem os turistas brasileiros, casados, do sexo masculino, com idades entre 21 e trinta anos, com curso superior e renda entre R$2.201,00 e R$3.400,00