Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 8 n. 3 (2023): v.8, n. 3, 2023
Palavras-chave:
Kodawari; Hospitalidade; Restaurantes
Resumo: A credibilidade japonesa na confecção de produtos e na prestação de serviços foi construída a partir de diferentes filosofias. Uma delas é o kodawari, compreendido como a busca constante pela perfeição e ser aplicado em diferentes empreendimentos e processos. Este artigo tem como objetivo identificar os princípios do kodawari que podem ser aplicados ao universo dos restaurantes e investigar quais princípios desta filosofia que são aplicados em restaurantes japoneses em São Paulo (SP) e podem contribuir para o incremento da competitividade destes estabelecimentos. Trata-se de um estudo de casos múltiplos (Yin, 2005) tendo como casos os restaurantes Murakami, JoJo Ramen e Nakka. As estratégias de coleta de dados foram: revisão bibliográfica, observação direta não participativa, entrevista com os gestores dos estabelecimentos (gerência geral, de atendimento e de cozinha) e análise documental. Tem-se como principais resultados: a identificação de 21 princípios de kodawari aplicáveis a restaurantes; a identificação da importância do omotenashi no como espírito de hospitalidade nos restaurantes estudados e no contexto do kodawari; a aplicação de princípios do kodawari majoritavelmente nas áreas de produção e atendimento dos restaurantes estudados; a aplicação dos princípios do kodawari fomentando as principais estratégias e os principais recursos competitivos dos restaurantes estudados.