Publicações de Turismo
Nova busca:        


Uma análise da identidade gastronômica de um destino turístico do vinho, com base em comunicações digitais
 
     Uma análise da identidade gastronômica de um destino turístico do vinho, com base em comunicações digitais
     An analysis of the gastronomic identity of a wine tourism destination, based on digital communication
     Un análisis de la identidad gastronómica de un destino enoturístico, basa-do en comunicaciones digitales


Autor(es):
Amaral, Marcia Mariluz
Tricárico, Luciano Torres


Periódico: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo

Fonte: Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo; v. 17 (2023); 2807

Palavras-chave:
Gastronomia; Enoturismo; Imagem; Comunicação digital; Vale dos Vinhedos


Resumo: O crescente interesse pelo turismo motivado pela gastronomia colabora para o desenvolvimento econômico de destinos com o potencial de tornar-se um atrativo turístico complementar, inclusive naqueles cuja motivação principal é o enoturismo. Tendo em conta esta importância e a sinergia entre a gastronomia e vinho realizou-se um estudo de caso com o objetivo de analisar como a identidade gastronômica de um destino de enoturismo é expressa nas comunicações dos principais canais utilizados como fonte de informação de seus visitantes. Para atingir os objetivos utilizou-se a revisão de literatura e coleta de dados, conduzidos pela abordagem qualitativa utilizando-se da análise de conteúdo de estilo quantitativo. Os resultados demonstram desafios e possibilidades com implicações práticas para a consolidação e/ou a construção de uma imagem para a gastronomia neste destino, bem como apresentam as limitações ocorridas na investigação e sugestões para estudos futuros sobre análises com base em comunicações digitais.