Periódico: Ayana Revista de Investigación en Turismo
Fonte: Ayana. Revista de Investigación en Turismo; v. 3 n. 2; 035
Palavras-chave:
COVID-19; sentimientos; turismo; mercado de trabalho local; Ushuaia
Resumo: A COVID-19 gerou importantes repercussões econômicas e sociais em múltiplas atividades, inclusive no turismo. Nesse contexto, Ushuaia foi escolhida como destino de estudo, devido às suas características de cidade turística, procurando responder às seguintes questões: Quais foram os sentimentos que as repercussões socioeconômicas da pandemia geraram em guias de turismo e motoristas? Como esses trabalhadores avaliaram o futuro do turismo do ponto de vista pessoal e emocional? Aplicou-se uma metodologia qualitativa baseada em entrevistas em profundidade com trabalhadores de turismo, que foram analisadas por meio do software Atlas.ti.9. Os sentimentos negativos foram posicionados como os principais expoentes do impacto socioeconômico gerado pela pandemia, embora a maioria tenha expressado que conseguiu lidar com a situação. Em ambos grupos há uma visão positiva e expectativas sobre sua reativação, embora reconheçam que não será imediata. Essas abordagens refletem a relação que os trabalhadores do turismo têm com essa atividade, seu vínculo e sua vocação. Confirma-se o impacto da pandemia no setor e evidencia-se a alta vulnerabilidade. Destaca-se que é uma atividade que gera principalmente sentimentos positivos e que é escolhida independentemente das dificuldades que possa apresentar.