Publicações de Turismo
Nova busca:        


Turismo cinegético: uma aproximação do ponto de vista dos atores sociais no Sudoeste da província de Buenos Aires (Argentina)
 
     Turismo cinegético: uma aproximação do ponto de vista dos atores sociais no Sudoeste da província de Buenos Aires (Argentina)
     Hunting tourism: An approach from the perspective of local social actors in the Southwest of Buenos Aires province (Argentina)
     Turismo cinegético: una aproximación desde la mirada de los actores sociales en el sudoeste de la provincia de Buenos Aires, Argentina


Autor(es):
Caruso, Maria Joselina
Gallucci, Soledad
Mastrandrea, Aldana
Meyer, Tanja


Periódico: Ayana Revista de Investigación en Turismo

Fonte: Ayana. Revista de Investigación en Turismo; v. 3 n. 2; 036

Palavras-chave:
atores sociais locais; produto turístico; Sudoeste bonaerense; turismo cinegético


Resumo: Nos últimos anos, a modalidade de turismo cinegético em destinos emergentes tornou-se uma atividade que adquiriu características notórias. Isso é consequência da evolução global das tendências de oferta e de demanda turística em relação às dinâmicas territoriais locais. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo caracterizar o produto turístico da caça esportiva no Sudoeste da província de Buenos Aires (Argentina) a partir das concepções dos atores sociais locais envolvidos em seu desenvolvimento, com a finalidade de conhecer os pontos fortes, as limitações e as tendências em torno da sustentabilidade da atividade. A abordagem metodológica baseia-se em um enfoque qualitativo-quantitativo com um escopo exploratório e descritivo, que permite conhecer de forma integral a complexa realidade do produto turístico em análise. Em função dos resultados obtidos, conclui-se que o turismo cinegético na área de estudo apresenta características que mostram a coexistência de padrões próprios do modelo fordista com iniciativas de práticas responsáveis. Isso se reflete em ambivalências que ainda persistem com relação aos aspectos socioeconômicos, ambientais e legais.