Resumo: A pandemia de Covid-19 modificou as formas e procedimentos em que muitas atividades turísticas eram realizadas. Esse fenómeno teve início no começo de março de 2020, com a implementação de longos períodos de confinamento social em todas as regiões do mundo, e as consequentes proibições de entrada e saída de diversos países, impactando de imediato o turismo e gerando um cenário de perda de empregos e renda para milhares das famílias.
Os prestadores de serviços turísticos procuraram novas formas de trabalho para manter sua renda, aplicando as normas de segurança sanitária, numa atividade que tradicionalmente envolvia contato face a face. Este trabalho analisa, através de uma metodologia mista, a situação dos prestadores de serviços turísticos em Teotihuacán, Estado do México, um dos principais destinos turísticos do país. Para isso, baseia-se nas diretrizes estabelecidas para o setor, identificando as modalidades implementadas para manter a atividade e a participação dos órgãos públicos na geração de um turismo sustentável e responsável nesta região, caracterizada pelo turismo de massa pré-pandêmico, com foco na visita ao sítio arqueológico Patrimônio Mundial. Os resultados mostram o nível de participação dos envolvidos e sua reação à pandemia.