Fonte: Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade v. 20 - 2023; 32-60
Palavras-chave:
Cinejornal; Agência Nacional ; história do turismo ; história do cinema; filme de teor turístico ou de viagem
Resumo: O artigo sintetiza os resultados de uma pesquisa que buscou caracterizar os conteúdos e as formas de organização dos cinejornais de teor turístico produzidos pela Agência Nacional durante o período da ditadura militar no Brasil (1964-1985). O trabalho foi desenvolvido no entrecruzamento de três campos de saber: Turismo, História e Cinema, conjugando diferentes metodologias de pesquisa e de análise e interpretação dos dados. Entre os resultados alcançados destacam-se: a identificação de um conjunto significativo de filmes de teor turístico e de viagem custodiados pelo Arquivo Nacional; a confirmação da possibilidade de afastar o filme turístico das concepções que o situam exclusivamente na esfera dos filmes promocionais; a observação sobre como se estabeleceu, nos cinejornais estudados, um continuum de “grandes feitos”, supostamente alcançados pelos governos militares, que incluía o turismo e outras atividades econômicas; a participação da Agência Nacional na implantação de políticas públicas de turismo e de proteção ao patrimônio histórico e artístico nacional; e o nexo entre turismo e cinema no período da ditadura militar no Brasil estabelecido pelo papel reservado aos filmes para propaganda do país.