Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 21 n. 2 (2023): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; 405-416
Palavras-chave:
Turismo Industrial; Rede de Turismo Industrial; Turismo; Vila Nova Famalicão; Portugal
Resumo: O Turismo Industrial tem vindo a consolidar-se em Portugal, havendo já alguns exemplos de sucesso como é o caso de Vila Nova de Famalicão (VNF). A região envolveu-se na criação de uma rede de turismo industrial no âmbito da marca “Famalicão Cidade Têxtil”, a fim de promover a indústria viva e o património industrial. Nesta investigação, procuramos aferir as perceções das entidades locais envolvidas neste projeto em rede da localidade de VNF. Metodologicamente, após a realização do inquérito por questionário, é possível identificar que, na generalidade dos parceiros, a divulgação da empresa e do produto foi o principal motivo para a sua integração, destacando-se também o aumento do turismo local e a vontade de abrir portas ao público. Conclui-se que o projeto foi uma aposta do concelho que permitirá a valorização das indústrias, quer estejam em funcionamento ou não atraindo cada vez mais visitantes.