Periódico: Pasos - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural
Fonte: PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; v. 21 n. 3 (2023): PASOS Revista de Turismo y Patrimonio Cultural; 625-635
Palavras-chave:
Resumo: Com a companhia da noção de fetichismo, analisamos a construção dos produtos turísticos Chaco, mergulhando nas relações sociais que são invisíveis, aparecendo a seguir com a forma física dos objectos com valor. Continuamos a investigação iniciada em 2012 e 2019 (referindo processos de mercantilização do artesanato e da cultura indígenas do Chaco em projectos turístico-culturais). Utilizamos o método etnográfico, abrangendo entrevista etnográfica e revisão de documentos e websites oficiais. A construção dos produtos em questão, por operadores turísticos, agentes estatais e organizações não governamentais, envolve uma administração de percepções que articula realidade e ficção. A ficção do típico como algo que existe para ser mostrado está ligada a produtos erigidos como típicos através de operações de selecção, nomeação, hierarquização, demonstração, tradução e certificação. Estas operações, contudo, permanecem desfocadas, promovendo assim o sentido de 'o típico' como algo que existe.