Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos
Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET ; v. 9 n. 1, 2 e 3 (2019): Current Issues on Tourism and Thematic Issue: “An Overview of Tourism in Turkey”
Palavras-chave:
Resumo: A PORTA ABERTA PARA EVITAR O COMPORTAMENTO CONTRA-PRODUTIVO: LIDERANÇA ÉTICA
Resumo: O objetivo deste estudo é determinar o efeito do comportamento de liderança ética em comportamentos contraproducentes. Os dados foram obtidos usando a técnica de pesquisa. A amostra do estudo consiste em 252 funcionários que trabalham em hotéis de quatro e cinco estrelas em Istambul. De acordo com os resultados da análise, verifica-se que a dimensão 'abuso' é a dimensão mais poderosa para explicar o comportamento contraproducente. O comportamento comercial contraproducente é afetado negativamente por comportamentos éticos de liderança. Além disso, a liderança ética tem um impacto negativo nos comportamentos relacionados a abuso, retirada, roubo, sabotagem e desvio da produção e do serviço, que têm dimensões de comportamento de negócios contraproducentes.
Palavras chave: Liderança Ética. Comportamentos de Trabalho Contraproducente. Funcionários do Hotel.