Publicações de Turismo
Nova busca:        


Harry Potter e o Perfil do Turista Cinematográfico Brasileiro
 
     Harry Potter e o Perfil do Turista Cinematográfico Brasileiro
     Harry Potter and the Profile of the Brazilian Film Tourist
     Harry Potter y el Perfil del Turista Cinematográfico Brasileño


Autor(es):
Paula Caroline de Souza Mendes
Maria Isabel Eugênio Melo da Silva
Nathália Körössy
Melo, Priscila Fernandes


Periódico: Turismo, Visão e Ação

Fonte: Turismo: Visão e Ação; v. 25 n. 2 (2023): Maio-Ago; 329-358

Palavras-chave:
turismo cinematográfico; turista cinematográfico; motivação; práticas; Harry Potter


Resumo: O turismo cinematográfico é um segmento que vem ganhando forças nas últimas décadas. Compreender o que induz uma pessoa a realizar viagens a lugares que foram cenários de filmes é importante para o mercado turístico traçar suas estratégias e ações. A saga Harry Potter, escrita por J. K. Rowling, ficou mundialmente famosa quando adaptada para os cinemas pela Warner Bros e tem se relacionado com práticas de turismo cinematográfico em diversos países do mundo, incluindo o Brasil. Tanto os locais descritos nos livros e utilizados nas filmagens da saga, como também equipamentos turísticos inspirados na saga construídos especificamente para captar esse público são visitados por turistas de todo o mundo. Considerando, portanto, sua importância cultural, popularidade e influência no público, escolheu-se a saga cinematográfica Harry Potter como estudo de caso do presente artigo, com o objetivo de analisar o perfil do turista cinematográfico brasileiro fã de Harry Potter. Para tanto, esta investigação buscou identificar as motivações e as práticas do turista cinematográfico brasileiro relacionadas à saga. Foi realizada uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem quantitativa. Como principal resultado, verificou-se que pessoas praticantes do turismo cinematográfico influenciadas por Harry Potter se encaixam no perfil do turista de filme específico, uma vez que realizam suas viagens sendo motivados pelo desejo de conhecer de perto as locações de filmagens.