Fonte: Ateliê do Turismo; v. 7 n. 1 (2023): Janeiro - Junho; 214-237
Palavras-chave:
Redes Sociais; Imagem; Turismo; Bonito
Resumo: Diversos são os destinos turísticos e os segmentos de mercado no cenário de concorrência global. Neste contexto de alta competitividade, a utilização de estratégias tecnológicas e a promoção de conexões com o cliente são fundamentais. Compreendendo que a tecnologia da informação e comunicação (TIC) e a mídia digital podem trabalhar em conjunto com os espaços turísticos, no sentido de promover esses lugares, o presente artigo pretendeu analisar as postagens na rede social Instagram do destino turístico Bonito, a partir do marcador hashtag. Para tanto, em um primeiro momento, realizou-se o levantamento bibliográfico para a construção teórica dos temas abordados. Posteriormente, buscou-se monitorar os dados estatísticos das hashtags #bonitoms, #bonitomsoficial e #visitbonito por meio do software Keyhole; e analisar os comentários da postagem mais curtida de cada hashtag investigada. Desse modo, a pesquisa permitiu identificar a importância e dimensão que a rede social Instagram possui na divulgação e promoção de destinos na atualidade e compreender algumas das imagens projetadas e percebidas pelos turistas em relação ao destino estudado. Espera-se, assim, que a presente pesquisa possa trazer um compilado sobre a imagem do destino Bonito, por meio do Instagram, durante a pandemia do Covid-19 e, ainda, auxiliar no planejamento e gestão do marketing para esse destino.