Fonte: Ateliê do Turismo; v. 7 n. 1 (2023): Janeiro - Junho; 161-183
Palavras-chave:
Eventos de moda; Turismo; Produção científica; Revisão de literatura
Resumo: Eventos de moda são emblemáticos para o turismo, pois ampliam o fluxo de visitantes, contribuem para a imagem dos destinos e favorecem o comércio local, sendo um campo promissor para a realização de pesquisas científicas. O presente artigo objetivou analisar a produção científica sobre eventos de moda que fomentam a atividade turística em periódicos nacionais e internacionais no período entre 2001 e 2021. A pesquisa é caracterizada como exploratória, bibliográfica e qualitativa, a partir de uma revisão sistemática da literatura. Os dados foram coletados em bases de dados selecionadas, por meio da combinação de palavras-chave específicas resultando em seis artigos científicos, os quais foram analisados sob o viés da análise de conteúdo. Os resultados apontam uma predominância de estudos de caso de abordagem qualitativa, tendo como objeto de estudo eventos de moda executados em um contexto local. Os achados demonstram o baixo volume de produção científica proveniente da correlação entre eventos de moda e a atividade turística, impondo uma limitação na disseminação da literatura sobre o assunto.