Resumo: O objetivo desta pesquisa centra-se em compreender quais são os obstáculos operacionais do turismo encontrados no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Natal que culminam na relação porto-cidade. Para fundamentar o debate, explorou-se sobre os diversos teóricos que pensam zonas portuárias e suas conexões com a cidade e o turismo. Os dados foram obtidos através do material midiático e das atas institucionais do porto. Para analisá-los, foi utilizado como técnica o ciclo de análise issue-attention cycle de Downs (1972) para averiguar os traços das barreiras operacionais do terminal, verificando de que forma a mídia atuou em todo o processo, do pré-problema ao pós-problema. Após a aplicação do ciclo no contexto da política pública do TMP, foi possível entender que a frágil relação porto-cidade dificultou a interconexão com o turismo e não oportunizou um novo olhar para o bairro histórico. Todavia, acredita-se que os interesses na operacionalidade do TMP para fins turísticos são parte para justificar a necessidade de melhores empreendimentos turísticos e parte para estimular os grupos de interesse que se aproximam uns dos outros pelos acúmulos de seus capitais econômicos, culturais e sociais.