Publicações de Turismo
Nova busca:        


Um panorama bibliométrico do storytelling no turismo: por uma atualização conceitual ao uso das narrativas
 
     Um panorama bibliométrico do storytelling no turismo: por uma atualização conceitual ao uso das narrativas
     A bibliometric panorama of storytelling in tourism: for a conceptual update on the use of narratives
     Un panorama bibliométrico del storytelling en el turismo: por una actualización conceptual del uso de las narraciones


Autor(es):
Casado, Cristiano Silva
Ruiz, Thays Cristina Domareski


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 33 n. 2 (2022): Maio-Agosto; 259-278

Palavras-chave:
Turismo; Comunicação; Discurso; Narrativa de viagem; Bibliometria; narrativas transmídias; turismo


Resumo: Inovações tecnológicas permitiram maior fluidez e alcance das mensagens, com participação do público-alvo na geração de conteúdo, e mudaram as narrativas. O transmedia storytelling se insere neste contexto de transformação. O desenvolvimento das histórias se dá pela participação de diversos sujeitos que atuam voluntariamente na construção colaborativa. Ao combinar a narrativa com o turismo, antecipam-se formas de comunicação, trazendo novas oportunidades com o aprimoramento das estratégias de comunicação e marketing. Por ser um estudo exploratório, este artigo realizou revisão bibliométrica da literatura para traçar um panorama a respeito do uso do storytelling nas pesquisas acadêmicas em turismo. Foram empregadas as palavras-chave “storytelling” e “tourism” em duas bases de dados (Web of Science e SciELO). Compilou-se uma amostra de 129 artigos. Os resultados apontaram que o estudo da temática é recente; a amostra final apresentou estudos publicados nos últimos 19 anos e os principais temas abordados envolvem linguagem, tecnologia da informação e da comunicação, experiência/emoção, identidade/memória e estratégia/marketing. Verificou-se que o turismo aborda a narrativa predominantemente como um conceito da narratividade na comunicação humana ou características de disseminação em plataformas digitais. Apenas cerca de 3% (quatro artigos) abordam o transmedia storytelling. Portanto, a abordagem do storytelling está empregada de forma parcial, fora do contexto da convergência midiática, abrindo caminho para a interdisciplinaridade do turismo e da comunicação. Os resultados contribuem para o aprofundamento desta perspectiva teórica, com um tema atual e que está em evidência, pois promoveu-se um delineamento do campo científico.