Fonte: Revista Hospitalidade; Revista Hospitalidade v.19 - 2022; 462-493
Palavras-chave:
Percepção; Qualidade Ambiental; Qualidade de Serviços; Atrativos Turísticos. Itabira (MG).
Resumo: Diante da crescente preocupação com os impactos ambientais que corrobora o debate para a preservação do meio ambiente nos atrativos e destinos turísticos, o estudo tem como objetivo analisar a percepção da qualidade ambiental e de serviços dos atrativos turísticos de Itabira, Minas Gerais (Brasil), que se caracteriza como um destino do segmento de turismo histórico/cultural. Para isso, realizou-se uma pesquisa quantitativa, do tipo survey, sendo aplicados 383 questionários com turistas que visitaram os atrativos turísticos da localidade. As dimensões testadas foram: ecotangibilidade, segurança, tangibilidade, empatia, responsividade/receptividade, confiabilidade e geral/retorno/indicação. O tratamento dos dados foi realizado através de análise descritiva, fatorial exploratória e teste de correlações, utilizando como base o software SPSS (versão 22.0). Os resultados apontam que os visitantes percebem que a qualidade ambiental e de serviços no destino pode ser considerada satisfatória, além de ser um dos fatores de recomendação para amigos, familiares e conhecidos. Conclui-se que, apesar do resultado positivo, estes são aspectos que devem ser analisados de forma contínua, já que a percepção dos visitantes envolve diversos fatores influenciadores, por isso, pode se modificar rapidamente.