Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo
Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. I, No. 3 (2006)
Palavras-chave:
Resumo: A definição de preços tem sido um assunto bastante abordado em pesquisas, na busca da eficiência empresarial. É um tema complexo e pode ser abordado sob os conceitos da Microeconomia, Administração Financeira, Contabilidade e Marketing. Diante do exposto, este trabalho tem por objetivo analisar o processo de formação de preços do setor hoteleiro da cidade de João Pessoa/PB. A pesquisa envolveu um estudo empírico com 31 hotéis. A metodologia englobou uma pesquisa de campo e utilizou-se a entrevista estruturada em um roteiro previamente elaborado, como método de coleta de dados. Como principais resultados tem-se que grande parte dos hotéis utiliza seus custos como base no processo de formação de preços, combinando-os com o mercado. Observou-se, também, que, para maior parte das empresas pesquisadas, os custos são muito importantes, utilizando os custos totais como base de formação do preço de venda de seus serviços/produtos. Os fatores considerados mais importantes para determinação do preço dos hotéis pesquisados foram custos, estação do ano e fidelidade dos clientes. Por outro lado, os fatores considerados sem importância foram forma de pagamento, idade dos ocupantes, número de pessoas e tempo de permanência.