Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo
Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. III, No. 3 (2008)
Palavras-chave:
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma reflexão acerca de como a identificação e a disseminação (aqui entendida como difusão e circulação de informações) de práticas públicas pode contribuir para melhorar os processos de concepção, planejamento e gestão das políticas sociais Os bancos de dados, debates, publicações e demais atividades desenvolvidas por diversos programas de premiação de iniciativas inovadoras no campo da gestão social permitem identificar o potencial multiplicador destas iniciativas tanto as executadas por agentes públicos como por agentes privados.
Este trabalho apresenta inicialmente de uma breve contextualização acerca do momento histórico-político que impulsiona o surgimento dessas iniciativas e, posteriormente, desenvolve-se a análise das experiências desenvolvidas pelo Programa Gestão Pública e Cidadania; pelo Prêmio Prefeito Amigo da Criança e pelo Prêmio ECO, para, em seguida, apresentar uma breve reflexão acerca das expectativas em torno do Prêmio de Responsabilidade Social em Turismo.