Fonte: Marketing & Tourism Review; v. 8 n. 2 (2022): v.8, n. 2, 2022
Palavras-chave:
Vantagem competitive, Prospecção de vendas, Visão baseada em recursos, Airbnb.
Resumo: As transformações tecnológicas estão influenciando a maneira como as pessoas se comunicam e consomem. No turismo, percebe-se um grande impacto em como as práticas sociais e econômicas estão associadas, surgindo um tipo de consumo chamado de colaborativo. A busca por esses serviços compartilhados vem gerando discussões não só? no mercado, mas, também, na academia. Sendo assim, torna-se essencial compreender as vantagens competitivas das empresas para que sejam sustentáveis ao longo do tempo no mercado e utilização dessas vantagens para fazer a prospecção de venda e atrair, principalmente, os turistas estrangeiros por meio do anúncio da plataforma e, assim, concretizar uma reserva. Essa investigação se propôs a conhecer os recursos competitivos, a partir do modelo VRIO, que geram vantagem competitiva dos anúncios do airbnb em Porto de Galinhas-PE e a prospecção de vendas das acomodações para turistas internacionais. Foi utilizada a abordagem qualitativa de estudo de caso, que adotou como instrumento de coleta de dados, as entrevistas semiestruturadas com os anfitriões e a análise dos anúncios dos superhosts. Os resultados apontam que os recursos organizacionais e humanos geram vantagem competitiva e os recursos físicos estão em paridade competitiva com seus concorrentes. Outrossim, identificou-se que não há um marketing de conteúdo direcionado à prospecção de vendas internacionais.