Fonte: Turismo e Sociedade; v. 15, n. 2 (2022); 201-219
Palavras-chave:
Turismo;Educação; Turismo de Base Comunitária; Educação; Decolonialidade.
Resumo: Este artigo, originado de uma pesquisa doutoral, financiado pelaFundação de Amparo e Pesquisa da Bahia (FAPESB) e vinculado aoPrograma de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade daUniversidade do Estado da Bahia (UNEB), teve como objetivo analisar aspráticas socioeducativas existentes no território quilombola do Quingoma(BA), a fim de contribuir para o desenvolvimento do Turismo de BaseComunitária (TBC), enquanto práxis decolonial e transmoderna. Para tal,por meio da pesquisa qualitativa e de abordagem etnográfica, concluiuse que o TBC protagonizado pela comunidade do Quingoma é umapráxis decolonial e transmoderna, onde os processos socioeducativosque o constituem, além de serem distintos e antagônicos em relação à hegemonia da matriz colonial, posto que estão baseados numacosmogonia ancestral afro e indígena, possibilitam a interação crítica eética entre culturas diferentes (do turista e da comunidade receptora) efavorecem o diálogo intercultural crítico, fundamental para a construçãode uma visão transmoderna da contemporaneidade.