Fonte: RITUR - Revista Iberoamericana de Turismo; v. 12 n. 02 (2022); 146-164
Palavras-chave:
turismo de experiência; elementos culturais; turismo; experiência
Resumo: As localidades brasileiras vêm buscando revelar no mercado turístico suas características endêmicas do ponto de vista sociocultural e ambiental, como principais atrativos ao deslocamento voluntário de seus visitantes. Nessa oportunidade são oferecidas vivências e sentidos únicos gerados na interação do povo local com os visitantes. Assim, o presente artigo buscou identificar elementos do turismo de experiência no Mercado Municipal Antônio Valente (Mercadão) considerado um atrativo turístico em Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Utilizou-se de abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevista semiestruturada aplicada aos 19 respondentes visitantes no Mercadão e posteriormente transcritas. A amostra foi determinada pela saturação dos dados. Os dados foram tabulados pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Com os resultados pode-se identificar elementos culturais de Mato Grosso do Sul, que contribuem para a ocorrência do Turismo de Experiência nesse local de estudo, assim como também possíveis diferenciais que este oferece aos seus visitantes e turistas, destacando-se a variedade de produtos ofertados que simbolizam a cultural local, entre elas, a cuia, a bomba e erva mate ou de tereré, o pastel, inclusive de carne de jacaré, além das variadas farinhas de mandioca.
Palavras-chave: Turismo de experiência. Mercado Municipal Antônio Valente. Elementos culturais.