Fonte: Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur); v. 15 n. 5 (2022): novembro/2022-janeiro/2023
Palavras-chave:
Unidades de Conservação; turismo; sustentabilidade; hotelaria; extensão
Resumo: O curso de bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e a gestão da Unidade de Conservação (UC) Parque Nacional (PARNA) de Sete Cidades, no Piauí, dialogam sobre formas de conciliar a conservação ambiental local com o desenvolvimento de atividades turísticas e pedagógicas para gerar recursos para o PARNA e para a comunidade do entorno, assim como promover ações de ensino, pesquisa e extensão com os docentes e discentes do mencionado curso. Em tal quadro, este artigo analisou, de forma preliminar, a possibilidade de implantação de uma pousada-escola na UC investigada, e seus reflexos para a gestão do parque e para o processo formativo no ensino superior. Como metodologia, empregou-se as pesquisas bibliográfica e documental, a observação direta e a realização de entrevistas estruturadas com atores locais, como também visitas in loco para avaliar as condições administrativas e estruturais locais. Os resultados indicaram que a implantação da primeira pousada-escola em uma UC brasileira por meio de uma estrutura administrativa específica para esta finalidade é possível no PARNA de Sete Cidades, pois há uma estrutura física implantada anteriormente, porém com a necessidade de reformas gerais para execução dos serviços de hospedagem. Outrossim, impera-se a necessidade de formatar instrumentos administrativos e institucionais entre os parceiros envolvidos para viabilizar a gestão dos objetivos turísticos e pedagógicos de uma pousada-escola.