Periódico: Revista Latino-Americana de Turismologia
Fonte: Revista Latino-Americana de Turismologia; v. 8 n. 1 (2022): (único); 1-18
Palavras-chave:
Atores; Destino turístico criativo; Capital Social
Resumo: Nos destinos turísticos existe uma diversidade de atores que contribuem para a integração do capital social e consequentemente nas relações sociais que favorecem o desenvolvimento da atividade ou como motivador da mesma. O objetivo deste artigo é analisar o comportamento do capital social em um destino turístico criativo que configura um modelo conceitual, a partir das categorias de cooperação, confiança e gestão do conhecimento vinculadas às conexões dos atores no espaço. A metodologia é qualitativa, por meio do tipo de pesquisa exploratório-descritiva e documental. Os resultados demonstram o modelo que relaciona os componentes do capital social no destino turístico, onde a gestão do conhecimento nutre as categorias para se posicionar em um destino turístico criativo. Conclui-se que o capital social estudado a partir dos três componentes contribui para demonstrar o valor dos intangíveis, reconhecer a relevância e vínculo dos atores sociais nos destinos turísticos e, por fim, que após sua consolidação mantêm uma gestão criativa.