Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo
Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; VOL. 16, N. 2 (2022); 84-109
Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas; Turismo; Turismo; Mercado de trabalho; Formação superior; Juiz de Fora.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise do mercado de trabalho em turismo na cidade de Juiz de Fora (MG), sob a ótica dos alunos formados no Curso de Turismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no período de 2015 a 2020. A metodologia foi composta por pesquisa bibliográfica, documental e realização de entrevistas semiestruturadas através de formulário on-line com os alunos previamente selecionados. Diante dos resultados, foi possível compreender as áreas de atuação em que esses profissionais estão inseridos, quais foram suas expectativas, percepções e as dificuldades, possibilidades e desafios encontrados no processo de inserção no mercado e de manutenção das atividades em tempos de pandemia de Covid-19. Assim, conquanto o turismo se revele como uma área profissional com possibilidades de atuação no mercado de trabalho na cidade, principalmente na ênfase de gestão, ainda enfrenta oportunidades limitadas, com a desvalorização e o não reconhecimento desses trabalhadores com capacidade de exercer as competências, os conhecimentos e as habilidades atribuídas à sua formação superior.