Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo
Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. XII, NO. 1 (2018); 1 - 21
Palavras-chave:
Marketing; Experiência turística; Marketing de Museus; PLS-SEM
Resumo: Os museus são reconhecidos como espaços que contribuem para a aprendizagem. Assim, estudar a percepção dos visitantes pode indicar caminhos para os gestores de museus atuarem para propiciar experiências positivas. O presente estudo oferece uma abordagem integrada para a compreensão da experiência de visitantes de museus. Busca-se estender as evidências teóricas e empíricas das relações causais entre a qualidade em serviços, satisfação, intenção de recomendar e aprendizado efetivo, bem como variáveis pessoais do visitante, a saber: orientação ao aprendizado, orientação à cultura e atitudes. A amostra utilizada é de visitantes de dois museus arqueológicos portugueses, localizados em Silves e Faro. O modelo exploratório de pesquisa é mensurado com base nas técnicas de modelagem de equações estruturais. Os resultados indicam que a qualidade contribui para explicar a satisfação dos visitantes e, a satisfação precede a intenção de recomendar o museu a outros. A orientação ao aprendizado e a orientação à cultura preveem as atitudes dos visitantes. Porém, a atitude possui pouca expressividade para prever a satisfação de visitantes de museus. Os autores agradecem à FAPEMIG pelo auxílio financeiro para o desenvolvimento e suporte desta pesquisa.