Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo
Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. III, No. 2 (2008)
Palavras-chave:
Resumo: A Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) tem-se expandido pelos vários segmentos da economia e transformado as suas relações e a sua dinâmica, eliminando barreiras de tempo e de distância. Em turismo, observa-se esse fenômeno, de forma decisiva, na estrutura de distribuição — as agências de viagens. Nesse contexto, este estudo se propõe a analisar o comportamento empreendedor dos dirigentes de agências de viagens brasileiras ante a economia digital. Assim, reuniram-se, por meio de pesquisas bibliográficas e de campo, conhecimentos sobre essa nova economia e realizou-se um estudo de caso com a empresa Recife Software & Technology Ltda., especializada em desenvolver soluções em TIC. As mudanças requeridas pelo ambiente de negócios contemporâneo requerem conhecimento sobre as novas tecnologias e suas aplicações, além dos modelos de negócio empreendedores que viabilizam a inovação tecnológica do setor.