Periódico: Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo
Fonte: REVISTA ACADÊMICA OBSERVATÓRIO DE INOVAÇÃO DO TURISMO; Vol. V, No. 3 (2010)
Palavras-chave:
Resumo: : O objetivo da pesquisa foi analisar as inter-relações entre a imagem de Ouro Preto e seus reflexos na satisfação do turista e em seu comportamento em relação à tendência de retorno ao destino e à intenção de recomendar a visita. Realizou-se a avaliação da validade do modelo de pesquisa aplicando-se a técnica de modelagem de equações estruturais. Os resultados obtidos sugerem que o modelo estrutural proposto apresenta ajuste moderado demonstrando que o modelo efetivamente consegue reproduzir de maneira razoável os dados empíricos obtidos. Entre as dimensões da imagem que foram testadas, somente herança cultural, atrativos culturais e preço impactaram significativamente sobre a satisfação com a viagem para Ouro Preto. Observou-se ainda um forte efeito imediato entre satisfação e comunicação boca a boca, mas o efeito sobre lealdade, embora tenha sido significativo, foi inferior.